sexta-feira, 30 de março de 2012

Emagrecimento x Musculação

Estudos mostram que o peso corporal aumenta à medida que envelhecemos. Na verdade, o que acontece é que o gasto energético com o passar do tempo, diminui mais rapidamente do que a ingestão calórica, e como resultado, ocorre o ganho de peso. Este fato podemos corrigir de ambos os lados da balança, isto é, equilibrando as calorias que ingerimos, com as calorias que gastamos, que denomino como Balanço Energético. Costumo dizer de maneira simples que o emagrecer é uma questão matemática: Se a ingestão calórica for maior que o gasto calórico, automaticamente ganha-se peso. Ressaltando-se que podem existir problemas hormonais que também influenciam no ganho de peso, mas em síntese, se você tiver uma dieta balanceada somada a atividades físicas adequadas, não tem como não emagrecer.
Várias medidas podem ser tomadas para alcançar o emagrecimento desejado (dieta, combinação de exercícios, combinação de dieta com exercícios), porém agora abordarei apenas o treinamento de musculação como solução eficaz e principalmente duradoura.
Ainda há os que acreditem que a musculação não pode estar associada à emagrecimento, mas dentro da minha visão, o treinamento de força traz resultados surpreendentes para aqueles que querem emagracer com qualidade. A musculação acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura pelo organismo, com isso além do gasto calórico do exercício em si, o praticante continua queimando gordura mesmo após o treinamento. Quanto ao gasto calórico, em 30 minutos intensos de musculação, você pode eliminar de 200 a 300 kcal (dependendo de cada metabolismo), e após
a musculação, o praticante tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta. A prática da musculação propicia o ganho de massa muscular em detrimento à massa gorda, ou seja, transforma gordura em músculo. O músculo gasta calorias apenas por existir: quanto mais massa muscular você conseguir, mais acelerado será seu metabolismo e mais calorias você gastará (mesmo em repouso).
Exemplo: 1 kg a mais de músculos = consome 15 kcal extras por dia. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana.
Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a mera diminuição no tecido adiposo. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares, melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor.
Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos, é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam. A questão chave está em se exercitar sob uma supervisão competente.
Finalizando, o mais importante é que cada um busque a atividade física que lhe dê prazer, associada à hábitos saudáveis, proporcionando dessa forma uma melhor qualidade de vida.
 

15 comentários:

  1. Obrigado pelos esclarecimentos,professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sempre a disposição para esclarecimentos. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Parabéns professor, quebro muito minha cabeça para clocar isso na cabeça dos alunos na academia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu professor. Fico feliz por ajudar... O objetivo deste blog é esse mesmo. Se tiver sugestões de portagens, de sua idéia.

      Excluir
  3. Muito bom o blog! Embasado, direto e numa linguagem em que todos possam compreender. Como praticamente de musculação, gostaria de sugerir uma matéria sobre o ganho de massa muscular nos jogadores brasileiros, o ganho de rendimento geralmente é evidente com o ganho de músculos. Parabéns pelo trabalho, pelo blog e pelo seu pai. Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Paulo... A idéia é esta mesmo, falar com linguagem simples sobre temas que possam ajudar a estudantes quanto a praticantes. Sobre a sua sugestão já anotei e começarei a trabalhar em cima dela.

      Excluir
  4. Professor Eduardo gostaria de lhe parabenizar pelo blog. Moro em Recife e sou estudante do curso de educação física na UFPE. E acho de grande importância termos um blog abordando temas tão atuais e de tão grande importância. E principalmente para mim que pretendo fazer uma especialização em Fisiologia do Exercício. Um abração pra você e sucesso na sua vida.Thiago Arruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Thiago... A minha intenção é esta mesmo. Que bom que você está cursando Educação Física e já planeja fazer uma especialização. Enalteça essa nossa profissão que há muito não é respeitada por todos, embora tenha mudado esse cenário. A Educação Física é a solução para os problemas de saúde pública no mundo.

      Excluir
    2. Olá professor. Que bom seria se as pessoas, em especial os governantes visse esse lado. Eu acho assim, se investissem na nossa área, nos valorizando cada dia mais e mais, os investimentos na área da cura das enfermidades seria menor. Pois as pessoas poderiam se tornar mais saudáveis. Um abração pra o senhor. Tenha uma ótima semana.

      Thiago Arruda

      Excluir
  5. Sempre tive facilidade para perder peso, mas depois do meu segundo filho isso ficou muito dificil e aqui no Japão devido a vida sedentaria que levo isso ficou ainda mais complicado e com isso engordei 20 quilos em 5 anos......terrivel neh, quando a Rejane estava aqui ela passou uma serie para eu fazer na academia
    musculação e aerobica.
    Estou fazendo uma dieta e esta semana comecei a ir denovo na academia, conto com sua ajuda para pode continuar e esta publicação de emagrecimento x musculação esclareceu muito e me deu um gás para continuar, obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Lu... Tenho saudades de todos aí... Vocês foram pessoas importantes na minha vida e de minha família. O Japão mora no meu coração. Continue com seu programa de treinamento, acredito que além da estética você ganhará em qualidade de vida.
      Eduardo Baptista

      Excluir
  6. Professor Eduardo, boa tarde. Eu tenho uma dúvida...
    Mito ou Verdade?? Pessoas com sobrepeso têm mais facilidade de hipertrofiar a musculatura do que pessoas mais magras. Ou seja, as pessoas que estão acima do peso, seguindo um treinamento sistêmico conseguem hipertrofiar a sua musculatura com mais rapidez que as pessoas mais magras??
    Desde já agradeço sua atenção.

    Thiago Arruda

    ResponderExcluir
  7. Cabe aos
    profissionais da área da saúde se inteirar mais
    sobre a importância dessa modalidade assim
    como nós profissionais de Educação Física
    incentivar, orientar e esclarecer os benefícios
    da musculação para proporcionar um balanço
    calórico negativo, o que levaria ao
    emagrecimento. O que vejo hoje é uma chuva teorias e quase todas voltadas para o exercícios aeróbios, quase todos os dias compro briga com cardiologistas que se acham donos da verdade por pura falta de conhecimento.

    Valeu professor!

    ResponderExcluir