domingo, 1 de abril de 2012

A influência do sono no desempenho do atleta

Muito se tem estudado sobre esse tema, mesmo assim podemos notar que ainda há muitas questões a serem definidas aos praticantes de qualquer atividade esportiva, seja ela competitiva ou não.   A grande verdade é que o sono tem grande influência no desempenho esportivo. Um atleta profissional busca sempre superar seus limites, seja em um treino ou em uma competição. Todos os atletas, tanto os profissionais quanto os “de final de semana”, procuram alguma forma mágica de melhorar sua performance nos esportes – seja para aumentar a resistência ou apenas para conseguir melhores resultados. A resposta para esse apelo esportivo pode ser mais simples e natural do que qualquer suplemento alimentar: o sono. É sobre esse tema que venho dissertar.
     Uma pesquisa realizada por Cheri Mah, uma pesquisadora da Clínica de Distúrbios do Sono e Laboratório de Pesquisa de Stanford, testou jogadores de futebol da faculdade da equipe da Universidade de Stanford para descobrir se um maior tempo de descanso melhora o desempenho no campo. Eles foram orientados a manter seus padrões de sono nas duas primeiras semanas da temporada – a maioria dormindo menos de oito horas por noite. O estudo ainda levou em conta as estatísticas das partidas que os atletas disputaram. Esses números foram cruzados com dados das mudanças de humor e da escala de Epworth, que serve para medir níveis de sonolência.
     Depois da primeira análise de dados, os pesquisados foram aconselhados a dormir o máximo possível, com um mínimo de dez horas por noite, durante as oito semanas seguintes. Com pelo menos duas horas a mais de sono todo dia, Mah encontrou algumas mudanças bastante significativas no desempenho dos atletas.
     O “shuttle sprint” (corrida de quase 40 metros em que o tempo é computado com o atleta já em movimento) passou de uma média de 4,71 segundos para 4,61 segundo, enquanto o mesmo percurso iniciado com o jogador parado, em uma largada comum – o “40-yard dash” – também teve as estatísticas melhoradas, em média, em 0,10 segundo, de 4,99s para 4,89s. Embora pareça pequena, estas reduções são realmente impressionantes em apenas dois meses. Como esperado, a sonolência e níveis de fadiga dos jogadores também caíram significativamente.
     “A duração do sono pode ser uma consideração importante para um regime de treinamento de atletas”, sintetiza Mah. “Além disso, a duração do sono também contribui para minimizar os efeitos da privação do sono acumulada e, portanto, é uma estratégia benéfica para o desempenho ideal nos esportes”, acrescenta. 
     Os atletas se dedicam durante muitas horas diárias ao treinamento de força e condicionamento, bem como na elaboração de uma dieta específica voltada ao treinamento na esperança de otimizar seu desempenho atlético. No entanto, pouquíssimos atletas voltam sua atenção a uma coisa tão simples e básica como os hábitos de sono.   

4 comentários:

  1. Pratico esportes desde sempre e sinto a diferença quando não durmo bem (geralmente, 2x na semana eu não durmo bem; não sei o motivo). Faço musculação, treino pesado e é bronca quando não durmo bem. Já quando durmo bem acordo disposto e a sensação é de que você pode levantar qualquer peso, a diferença é evidente... muda tudo, tudo melhora com sono bom (corpo, mente, emocional). Com relação ao futebol profissional, realmente não entendo como os treinos são tão cedo, já que vários jogos são à noite, muitos às 22:00. Sem falar que com a vida moderna não é fácil dormir cedo. Deve ser difícil para os jogadores ajustar o sono, os caras acostumados a dormir às 22:00, por exemplo, várias vezes estarão jogando neste horário, ou seja, o corpo não tem um horário fixo para deitar e levantar. Sono é mesmo um negócio sagrado!

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão na sua afirmação. Tento marcar os treinamentos no período da tarde, apenas quando há 2 períodos que se tem pela manhã. Agora o horario das 22 hs, é muito ruim para o atleta, pois ele acaba dormindo mal e afeta sua recuperação e desempenho.

    ResponderExcluir
  3. Puxando para a musculação... vale destacar que é na academia que você "detona" o músculo, mas é com alimentação/suplementação e sono que eles se desenvolvem. Dormir bem é fundamental! Falando nisso, vou pro sacrifício na quarta contra o Paysandu (22:00h), ainda tô entalado com o resultado de ontem. Abraço, professor!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Prezado Eduardo!
    Peço desculpas de invadir seu espaço, mas foi a unica maneira que encontramos de contactar. Tentarei ser breve. Me chamo Patricia, nossos pais foram vizinhos em São Paulo de 72 até 75 (Av Caxingui- Proximo Estadio Morumbi). Na mudança de sua familia meu pai ( Mauro Benedito Simões) comprou uma garagem de seu pai, como os anos 70 fora mais relax e acho que acreditavam que se encontrariam por ai... não concluiram a documentação.... Enfim, agora precisamos vender o imovel com a garagem e não podemos concluir sem essa documentação. Parece locura, mas... realmente precisamos dessa documetação e precisamos muito dessa venda, questão de saude.Enfim deixo aqui meus contato, espero de coração que me retorne, ou me passe algum contato de seu pai ou seu mesmo, abraços, Patricia Simões Zafalon (11)981496957, (11)34777193, patriciazafalon@hotmail.com, comercial@sramesa.com.br

    ResponderExcluir