sexta-feira, 23 de março de 2012

Álcool x Atleta

Tenho respondido muito sobre este assunto em questão. Casos com atletas de futebol flagrados na "balada" têm ganho grande espaço na mídia, gerando muitos questionamentos sobre: A bebida alcoolica tem influênica no desempenho do atleta?  Por esse motivo achei oportuno tratar deste tema. É sabido que o consumo de álcool por atletas é altamente prejudicial para a sua vida profissional, mesmo porque a ingestão da bebida é seguida quase sempre de uma má alimentação e noite mal dormida. Estes dois últimos temas citados são também os grandes vilões, mas abordaremos em outra pauta.

Quais os prejuízos causados pelo consumo de bebidas alcoolicas e as conseqüências negativas no rendimento do atleta?
  • Prejudica a absorção de nutrientes pelo organismo;
  • Depleta o glicogênio hepático ( esgota o reservatório de "gasolina" do músculo  no fígado);
  • Inibe o anabolismo e consequentemente a síntese proteica (inibe o ganho de massa muscular e principalmente, atrapalha a recuperação muscular após treinamentos e jogos);
  • A diurese provocada pelo consumo de bebidas alcoolicas, dá-se pela inibição do hormônio anti-diurético ocasionando desidratação. A partir desse estado fisiológico, ocorrerá uma retenção hídrica posterior, pois o corpo sempre que passa por um momento de restrição, procura uma maneira de armazenar o que lhe faltava antes, para evitar possível déficit posterior;
  • Inibe a queima de gordura como fonte de energia (o atleta tende a aumentar o percentual de gordura corporal);
  • A manutenção da temperatura corporal fica comprometida, principalmente durante o período de "ressaca";
  • A resistênica, força, velocidade, equilíbrio, tempo de reação e coordenação ficam prejudicadas;
  • Somando-se todos itens acima, o atleta além da queda de rendimento, se torna suscetível a lesões.

o Acredito ser estes os principais malefícios do consumo de bebida alcoolica por atletas. Precisa mais? O futebol jogado nos dias de hoje é altamente competitivo, com atletas cada vez mais bem preparados, então a ingestão de bebida alcoolica ou não, pode fazer toda a diferença na carreira do atleta. Se o leitor pensava que ao fim deste texto, eu colocaria que a ingestão de álcool, mesmo que esporadicamente, para o atleta era possível, desculpe decepcioná-lo, mas não faço apologia à bebida alcoolica e acredito veementemente ser altamente prejudicial para a vida e a imagem do atleta.

8 comentários:

  1. Quando atleta eu não ingeria a bebida alcoólica e percebia que isso me ajudava dentro de campo. Parabéns por colocar em debate um assunto que muitos questionam. Espero que vários atletas de qualquer esporte, tenha isso como um passo para ajudar na sua preparação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebida alcclica é droga e droga não combina com esporte.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Muito legal esse post foi muito detalhado e muito bem explicado parabéns ta fazendo um bom trabalho no sport (apesar de eu ser alvi-rubro)!

    ResponderExcluir
  3. E podemos dizer que este é um tema que tem recebido destaque no futebol brasileiro. Onde podemos ver sempre em noticiários atletas profissionais em baladas. E qual a resposta a isso? Simples, queda de produção, lesões e ainda por cima uma fama que atleta nenhum quer ter, a de "cachaceiro" (como o texto mesmo aborda). Parabéns pelo post professor. Sucesso na sua vida.

    Thiago Arruda

    ResponderExcluir
  4. Agora vejo que não é só um exemplo de profissional, mas também de modelo a ser seguido. Parabéns pelo trabalho magnífico que o Sr. vem fazendo pelo time professor, se compararem os recursos dos outros times "grandes" da Série A, veram que seu trabalho com ajuda de envolvidos está sendo ótimo. Sou fã do Sr., vida longa.

    ResponderExcluir
  5. Espero que erRa10 e Fred leiam este excelente blog.

    ResponderExcluir
  6. Espero que erRa10 e Fred leiam este excelente blog.

    ResponderExcluir